- ASCOM
- Notícias
- Acessos: 15
Governo de Minas fortalece gestão pública no 1º Encontro Regional de Controladorias e Ouvidorias do Médio Piracicaba
Encontro em Itabira reuniu gestores e especialistas para fortalecer transparência, controle e participação social na administração pública dos municípios da região
O Governo de Minas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado e da Controladoria-Geral do Estado, promoveu palestras e oficinas no 1º Encontro Regional de Controladorias e Ouvidorias do Médio Piracicaba, que aconteceu nesta quinta-feira (3/7), em Itabira, na região Central do Estado.
O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, que integra o programa A Voz dos Mineiros da OGE/MG e o Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), e teve a participação de servidores públicos, auditores, controladores, corregedores, ouvidores, gestores e representantes do controle social interessados em fortalecer os mecanismos de controle e participação cidadã na administração pública.
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, ministrou a palestra "Ouvidoria como Ferramenta de Gestão", destacando o papel estratégico da ouvidoria na escuta ativa da sociedade e na contribuição para o aprimoramento das políticas públicas, ao atuar também como ferramenta de gestão do Estado. “Itabira hoje foi palco de um evento extremamente enriquecedor e fundamental para reforçar a importância do diálogo aberto entre a administração pública e a sociedade. Compartilhamos práticas, ouvimos desafios e sempre com foco na transparência e na eficiência na gestão pública. A ouvidoria é, sem dúvida, uma ferramenta poderosíssima para transformar demandas em ações concretas que beneficiam diretamente os cidadãos”, declarou.
Em sua palestra, além de trazer os principais conceitos de gestão de riscos, o controlador-geral do Estado de Minas Gerias, Rodrigo Fontenelle, apresentou o UAI Risk, ferramenta desenvolvida pela CGE/MG que permite a execução de todo o processo de gerenciamento de riscos de forma automatizada. “O Estado de Minas é hoje referência em controle interno e, nada melhor do que dar vazão a tudo o que a CGE e a OGE vêm fazendo, seja por meio do compartilhamento de boas práticas de gestão, ou até mesmo de sistemas, bases de dados, entre outros”, destacou.
Além disso, a CGE/MG ministrou sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos e ofertou oficina prática com o tema "Processo de Auditoria", ambas ministradas pelo auditor-geral, Igor Martins. Na oficina, foi apresentado todo o processo de auditoria, desde o planejamento, a elaboração de relatórios até o monitoramento de recomendações. “Passamos pelas principais metodologias de auditoria adotadas pela CGE, bem como outros conceitos essenciais. Foi um momento de colaboração mútua e compartilhamento de boas práticas entre as diversas controladorias municipais participantes”, pontuou o auditor-geral.
A Voz dos Mineiros
Além de fornecer consultoria e capacitação, o programa A Voz dos Mineiros (AVM) da OGE/MG promove um ambiente em que os cidadãos se sentem valorizados e seguros para se manifestar. A proposta busca não apenas atender a legislação, mas também fomentar uma cultura de transparência e participação, assegurando que as vozes dos mineiros sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas públicas. Atualmente, AVM já reúne 52 cidades mineiras, dentre elas Itabira, comprometidas com a rede que apoia a criação e o fortalecimento das ouvidorias públicas.
Coneci-MG
O Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG) é um órgão colegiado, que tem como objetivo principal estruturar os mecanismos de controle das prefeituras e câmaras, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social em todos os 853 municípios mineiros. Atualmente, o Coneci-MG possui 123 membros afiliados e está presente em 105 municípios, incluindo Itabira.